Tuesday, August 15, 2006

Observando a Imprensa

(post re-editado)
CONGRESSO DA ANJ*
*(Associação Nacional dos Jornais)
Jornais discutem enigma do seu futuro
Por Márcio Chaer em 5/9/2006
artigo na íntegra(aqui)

"Para onde vai o Brasil? Qual é o papel dos jornais nessa trajetória"

Esse foi o tema de discussão do 6º Congresso Brasileiro de Jornais em São Paulo realizado em Agosto nos dias 29, 30 e 31.
Nesse encontro foram travadas inúmeras discussões com o objetivo de aprofundar tanto o conhecimento do que é jornalismo no Brasil quanto às dificuldades e possíveis soluções possíveis.
Estiveram presentes os principais expoentes do jornalismo brasileiro: Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Zero Hora, Correio Braziliense e Estado de Minas, e mediando o debate o antropólogo Roberto DaMatta.
A discussão girou em torno de conceitos como a assimetria social e conseqüentemente informacional, onde a desigualdade não só de ordem socioeconômica cria empecilhos ao desenvolvimento da comunidade, mas a desigualdade principalmente de oportunidades como fonte de inúmeras mazelas.
Estava inserida na puta, também, a degradação moral, onde se banalizou os crimes de ordem política e econômica.
As discussões além de promoverem um jornalismo mais comprometido com o social, com uma focagem acima de tudo preocupada com o todo e não com só com uma parcela elitizada da população, tem como objetivo socializar a concepção do Jornalismo.
È notável a relação positiva entre leitores e números de jornais nas principais economias emergentes mundiais e o fato é que o Brasil ainda não conseguiu criar mecanismos que facilitem, ou melhor, de acesso à informação, a educação.
Os debates promovidos evidenciaram a presença da Internet que além de competir com os jornais impressos ameaçam o futuro do jornalismo impresso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home